Leituras

05/06/11

A brincadeira preferida



















Este é o texto da Lara Ribeiro, aluna do 4º F da EB1 de Almodôvar.


A Lara definiu um conjunto de tópicos para desenvolvimento, redigiu o texto, corrigiu-o duas vezes e copiou-o no processador de texto do seu computador Magalhães. Fez o desenho e ei-lo neste blogue!

04/05/11

O dia da Mãe em Poesia

Aproveitando a intensidade e diversidade de sentimentos que as crianças nutrem pela sua MÃE e tendo em conta a necessidade de dar os parabéns a todas as mães no dia 1 de Maio, foi explorada a "veia poética" das crianças do 2.º e 3.º ano da EB1 de Aldeia dos Fernandes, através da construção de poemas para as suas mães.


A actividade foi organizada em três sessões

1.ª Sessão


- Através de uma Chuva de Palavras, as crianças foram desafiadas a escrever todas as palavras que lhes vinham à mente sobre a sua mãe, e outras mais, sobre coisas ou sentimentos que quizessem oferecer às mesmas;


- De todas as palavras escritas individualmente, cada um escolheu as 8 mais importantes sendo as mesmas escritas no quadro e encontradas com o apoio dos restantes colegas, rimas condizentes;


2.ª Sessão


- A partir das 16 palavras encontradas na sessão anterior foram as crianças motivadas para construir versos agrupados em estrofes de forma livre;


- Depois de concluirem as suas "criações poéticas", (em alguns casos) um tanto confusas e imprecisas, o professor fez a correcção ortográfica e deu ideias para clarificar e reorganizar ideias, palavras, versos e estrofes quando necessário; Os poemas são refeitos várias vezes, até as ideias a transmitir ficarem claras e os versos com sentido.


3.ª Sessão


- Depois de introduzidas todas as alterações os poemas foram passados para o computadoor e declamados para os colegas.

- Os poemas foram transformados em imagens através do programa Paint e decorados ao gosto das crianças sendo posteriormente colados em postais;


- A declamação individual dos poemas foi filmada e os filmes enviados por Email para as mães no dia 1 de Maio, combinando-se com as crianças, fazerem a surpresa nesse dia ao pedirem às mães que consultassem o correio electrónico.


Junto divulgo o resultado final dos poemas construídos






Poemas para a Mãe - Zé Gulherme - EB1 de Aldeia dos Fernandes


Poemas para a mâe - Nair - Escola EB1 de Aldeia dos Fernandes


Poemas para a mãe - Vitória - EB1 de Aldeia dos Fernandes


Poemas para o dia da mãe - Pedro - EB1 de Aldeia dos Fernandes


Poemas para a mãe - Joana Carvalho - EB1 de Aldeia dos Fernandes


Poemas para a mãe - Érico- EB1 de Fernandes


Poemas para a mãe - Joana Caetano - EB1 de Fernandes


Poemas da mãe - Carolina Silvestre - Eb1 de Fernandes


Poemas para a mãe - Carolinna Guerreiro - Eb1 de Aldeia dos Fernandes


Poemas para a mãe - Bárbara-


Poemas para a mãe -Adriana-



11/04/11

Numa palavra: BRILHANTE!









São pérolas como estas que nos fazem continuar a trabalhar como professores de Português numa altura em que o estudo da Língua Portuguesa e dos seus grandes génios não é, na minha opinião, muito valorizado. Este trabalho surgiu no âmbito do estudo da obra Os Maias, de Eça de Queirós, no 11º A, e partiu de uma ideia partilhada pela colega Solange Sousa, que foi depois desenvolvida por mim e pelos alunos.











Decidi partilhar convosco este trabalho, pois considero-o magnífico, muito original e criativo e um exemplo perfeito do que os nossos alunos podem fazer, quando se dedicam de alma e coração a um projecto. Estão de parabéns a Sophia Rosa, a Zita Alphen, a Mélanie Horta, o Bruno Canário e o Bruno Costa, mas toda a turma do 11º A, pois muitos outros alunos ajudaram estes colegas a concluírem o trabalho. Como o trabalho é extenso, vou colocar as páginas em pequeno, mas ampliem-nas mesmo, que vale a pena, acreditem!!!










Um brilharete




Há alunos do 12º ano desta escola com ideias bem vincadas. Aqui estão dois textos produzidos por alunos do 12º A, a Fabiana Fernandes e o Rudi Remédios, que decidi colocar aqui para vosso deleite...

27/02/11

A Loucura

Comentário feito pelo aluno André Varela, do 12º A, aos versos de Fernando Pessoa "Sem a loucura que é o homem?/ mais que uma besta sadia, cadáver adiado que procria" (Poema "D. Sebastião", Mensagem)

08/02/11


E este é o texto do José, depois da correcção. Cliquem nas imagens para ampliarem e poderem ler a sua história original. Vale a pena!




Texto narrativo pedido aos alunos da turma 7º A, a partir do tema "A tua roupa ganhou vida!" Este é o texto do aluno José Teixeira.